Temporalidades includes an article by Fernando Glaybson do Nascimento Santos, "Os traços do paraíso em William Blake, matrizes barrocas na linguagem emblemática de ‘For Children: The Gates of Paradise’ de 1793":
William Blake foi um artista de originalidade ímpar que nunca recebeu o devido reconhecimento em vida. Um dos motivos para esse ostracismo do mainstream artístico inglês costuma ser atribuído a criação de uma arte desviante dos padrões de sua época. Este artigo tem como objetivo investigar a relação entre o universo pictórico de Blake e as matrizes culturais, visuais, míticas e religiosas do barroco através da linguagem emblemática expressa nas gravuras de For Children: The Gates of Paradise de 1793, analisando-as a partir do método iconográficoiconológico de Erwin Panofsky e estabelecendo um diálogo com autores que empreenderam pesquisas similares.
Fernando Glaybson do Nascimento Santos is a member of faculty at Universidade Federal da Paraíba.
"Os traços do paraíso em William Blake, matrizes barrocas na linguagem emblemática de ‘For Children: The Gates of Paradise’ de 1793" is available from Temporalidades. (Open access. Portuguese.)