Brazilian academic offers new insights into Blake’s For Children

Fernando Glaybson do Nascimento Santos offers a reading of For Children: The Gates of Paradise in the context of baroque art.

Temporalidades includes an article by Fernando Glaybson do Nascimento Santos, "Os traços do paraíso em William Blake, matrizes barrocas na linguagem emblemática de ‘For Children: The Gates of Paradise’ de 1793":

William Blake foi um artista de originalidade ímpar que nunca recebeu o devido reconhecimento em vida. Um dos motivos para esse ostracismo do mainstream artístico inglês costuma ser atribuído a criação de uma arte desviante dos padrões de sua época. Este artigo tem como objetivo investigar a relação entre o universo pictórico de Blake e as matrizes culturais, visuais, míticas e religiosas do barroco através da linguagem emblemática expressa nas gravuras de For Children: The Gates of Paradise de 1793, analisando-as a partir do método iconográficoiconológico de Erwin Panofsky e estabelecendo um diálogo com autores que empreenderam pesquisas similares.

Fernando Glaybson do Nascimento Santos is a member of faculty at Universidade Federal da Paraíba.

"Os traços do paraíso em William Blake, matrizes barrocas na linguagem emblemática de ‘For Children: The Gates of Paradise’ de 1793" is available from Temporalidades. (Open access. Portuguese.)